O TCE-RJ valoriza e apoia a cultura brasileira. Por meio do Projeto Momento Cultural, promove shows de música e dança, apresentações de peças teatrais, exposições e rodas de conversa sobre temas diversos, no Espaço Cultural Humberto Braga (Praça da República 54/56 – Centro do Rio). 
A entrada é franca.

Acompanhe aqui a programação do Momento Cultural e curta a página no Facebook: facebook.com/momentocultural.tcerj.

 

PROGRAMAÇÃO/2014:

AGOSTO

Quando: dia 27, às 12h30min.
O quê: Show "Fé Cega - A música de Milton Nascimento", com Leandro Braga.
Resumo: Pianista e arranjador, Leandro Braga interpreta repertório formado quase que exclusivamente com sucessos de Milton Nascimento, como "Fé cega, faca amolada" e "Beco do Mota". O espetáculo instrumental terá a participação ainda dos músicos Bruno Migliari (contrabaixo) e André Siqueira (percussão).
 

Quando: dia 11, às 12h30min.
O quê: V Encontro de Coros
Resumo: Apresentação do Coral TCE-RJ, Coral Previ, Coral da Vale e Grupo EmBandoCanto. No repertório, sucessos da MPB e internacionais, como As coisas tão mais lindas (Nando Reis), Tempo rei (Gilberto Gil), Canção do sal (Milton Nascimento) eTempo de amor/Seasons of love (Jonathan Larson).


JULHO

Quando: dia 30, às 12h30min.
O quê: Show "Quem não gosta de samba?", com Danilo Caymmi.
Resumo: O cantor, compositor, flautista e arranjador interpreta composições de sucesso de seu pai, Dorival Caymmi, como Marina e Minha jangada; clássicos como Samba do avião (Tom e Vinicius), e canções de sua autoria, como Casaco marrom (parceria com Guarabira e Renato Correa). No show mais intimista, Danilo estará acompanhado apenas do violonista Muri Costa.

 

Quando: dia 9, às 12h30min.
O quê: Roda filosófica - A crise política e as "saídas" possíveis.
Resumo: por meio de reflexões de pensadores contemporâneos (ex. Sennet, Bauman e Foucault), serão analisados aspectos da atual crise política, na qual as instituições representativas perdem credibilidade e o individualismo parece nos conduzir a um niilismo político sem precedentes. O encontro tem como convidado especial o professor e mestre em Filosofia pela UFRJ Pablo Azevedo.

 

JUNHO

Quando: dia 4, às 12h30min.
O quê: Roda filosófica - Maquiavel II.
Resumo: No segundo encontro do Ciclo Maquiavel, o tema em debate será "Virtù e fortuna - Prudência e estratégia nas ações humanas institucionais". O professor Pablo Azevedo, mestre em Filosofia pela UFRJ, é o convidado especial do bate-papo.

MAIO

Quando: dia 28, às 12h30min.
O quê: Cia. de Dança do Centro Cultural Carioca
Resumo: "Quem somos nós" representa uma nova fase do grupo, que elege o samba como princípio gerador de movimento. O espetáculo mistura cores, brasilidade, realidade, lembranças e emoções em uma grande viagem pelo inconsciente, onde o público escolhe o que quer ver e somar a sua experiência.
 

Quando: dia 7, às 12h30min.
O quê: Roda filosófica - Maquiavel
Resumo: O tema "Relações humanas na ótica do pensador renascentista" abre o Ciclo Maquiavel, que será promovido em diferentes encontros. O bate-papo será conduzido pelo professor Pablo Azevedo, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

ABRIL
 

Quando: dia 30, às 12h30min.
O quê: show de Leo Gandelman
Resumo: Um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil, o saxofonista se apresentará em dueto com o pianista Eduardo Farias. No repertório, Furuvudé (Leo Gandelman e William Magalhães), Cubanos (Ernesto Nazareth) e Brasileirinho (Waldir Azevedo), entre outras,

 

MARÇO

Quando: dia 26, às 12h30min.
O quê: Gottsha em Discoteque
Resumo: Cantora e atriz, Gottsha canta sucessos de Donna Summer, The Tramps e ABBA, entre outros, em show que comemora seus 20 anos de carreira.

 

Quando: dia 14, às 12h30.
O quê:Roda de Conversa com Regina Navarro Lins.
Resumo: Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, um debate com a psicanalista, escritora e consultora do programa Amor & Sexo, da TV Globo.


 

 

PROGRAMAÇÃO/2013:

Dança: High Zouk Musical.
Exposição: Composições, com obras do artista plástico Davi Rezende e cenografia de Marcelo Pinto Vieira, produzidas com materiais recicláveis.
Música: Arco do Tempo, com Soraia Ravenle - Coral canta Vinicius Raízes brasileiras do tango, com o Grupo LiberTango - Cristina Braga - samba, jazz and love - Tania Malheiros canta Xangô e mestres da Mangueira - BR6, show com o grupo vocal - O som da Motown.

Roda de Conversa: O empoderamento das classes populares, com a psicóloga, psicanalista, filósofa e escritora Viviane Mosé - Roda de Conversa com a atriz e escritora Cissa Guimarães.
Roda Filosófica: O saber e as relações de poderPhilia - Spinoza, Foucault e a o atual cenário político brasileiro - Ética e Política na Filosofia - Spinoza - parte I, parte II e parte III - Foucault e as práticas de liberdade, Medo e organização da identidade - parte I e parte II.