O TCE-RJ valoriza e apoia a cultura brasileira. Por meio do Projeto Momento Cultural, promove shows de música e dança, apresentações de peças teatrais, exposições e rodas de conversa sobre temas diversos, no Espaço Cultural Humberto Braga (Praça da República 54/56 – Centro do Rio). 
A entrada é franca.

Acompanhe aqui a programação do Momento Cultural e curta a página no Facebook: facebook.com/momentocultural.tcerj.

 

PROGRAMAÇÃO/2014:

 

DEZEMBRO

Quando: dia 10, às 12h30min.
O quê: Coral in Rock - Uma breve trajetória do rock no Brasil.
Resumo: O Coral do TCE-RJ viaja por caminhos de muita alegria e descontração ao cantar esse gênero musical, que surgiu nos Estados Unidos, no fim dos anos 1940. Serão interpretados grandes sucessos do rock brasileiro dos anos 1950 até os dias de hoje.
 

SETEMBRO
 

Quando: dia 24, às 12h30min.
O quê: Show com o cantor e compositor Leo Russo.
Resumo: O sambista apresentará músicas de seu primeiro CD, que traz composições autorais, músicas inéditas e regravações de sucessos, como "Eu só quero um xodó" (Dominguinhos).
 

Quando: dia 17, às 12h30min.
O quê: Roda de Conversa Mediação de Conflitos, com Tania Almeida.
Resumo: Pesquisadora, docente e supervisora em Mediação de Conflitos, Tania Almeida discutirá a ampliação de habilidades que favorecem o diálogo, considerando ser este o veículo de comunicação mais utilizado nas interações humanas. É por meio do diálogo que negociamos a aceitação da diversidade e das mudanças, assim como as diferenças culturais e a construção de consenso quando estas se mostram menos conciliáveis.

AGOSTO

Quando: dia 27, às 12h30min.
O quê: Show "Fé Cega - A música de Milton Nascimento", com Leandro Braga.
Resumo: Pianista e arranjador, Leandro Braga interpreta repertório formado quase que exclusivamente com sucessos de Milton Nascimento, como "Fé cega, faca amolada" e "Beco do Mota". O espetáculo instrumental terá a participação ainda dos músicos Bruno Migliari (contrabaixo) e André Siqueira (percussão).
 

Quando: dia 11, às 12h30min.
O quê: V Encontro de Coros
Resumo: Apresentação do Coral TCE-RJ, Coral Previ, Coral da Vale e Grupo EmBandoCanto. No repertório, sucessos da MPB e internacionais, como As coisas tão mais lindas (Nando Reis), Tempo rei (Gilberto Gil), Canção do sal (Milton Nascimento) eTempo de amor/Seasons of love (Jonathan Larson).


JULHO

Quando: dia 30, às 12h30min.
O quê: Show "Quem não gosta de samba?", com Danilo Caymmi.
Resumo: O cantor, compositor, flautista e arranjador interpreta composições de sucesso de seu pai, Dorival Caymmi, como Marina e Minha jangada; clássicos como Samba do avião (Tom e Vinicius), e canções de sua autoria, como Casaco marrom (parceria com Guarabira e Renato Correa). No show mais intimista, Danilo estará acompanhado apenas do violonista Muri Costa.

 

Quando: dia 9, às 12h30min.
O quê: Roda filosófica - A crise política e as "saídas" possíveis.
Resumo: por meio de reflexões de pensadores contemporâneos (ex. Sennet, Bauman e Foucault), serão analisados aspectos da atual crise política, na qual as instituições representativas perdem credibilidade e o individualismo parece nos conduzir a um niilismo político sem precedentes. O encontro tem como convidado especial o professor e mestre em Filosofia pela UFRJ Pablo Azevedo.

 

JUNHO

Quando: dia 4, às 12h30min.
O quê: Roda filosófica - Maquiavel II.
Resumo: No segundo encontro do Ciclo Maquiavel, o tema em debate será "Virtù e fortuna - Prudência e estratégia nas ações humanas institucionais". O professor Pablo Azevedo, mestre em Filosofia pela UFRJ, é o convidado especial do bate-papo.

MAIO

Quando: dia 28, às 12h30min.
O quê: Cia. de Dança do Centro Cultural Carioca
Resumo: "Quem somos nós" representa uma nova fase do grupo, que elege o samba como princípio gerador de movimento. O espetáculo mistura cores, brasilidade, realidade, lembranças e emoções em uma grande viagem pelo inconsciente, onde o público escolhe o que quer ver e somar a sua experiência.
 

Quando: dia 7, às 12h30min.
O quê: Roda filosófica - Maquiavel
Resumo: O tema "Relações humanas na ótica do pensador renascentista" abre o Ciclo Maquiavel, que será promovido em diferentes encontros. O bate-papo será conduzido pelo professor Pablo Azevedo, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

ABRIL
 

Quando: dia 30, às 12h30min.
O quê: show de Leo Gandelman
Resumo: Um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil, o saxofonista se apresentará em dueto com o pianista Eduardo Farias. No repertório, Furuvudé (Leo Gandelman e William Magalhães), Cubanos (Ernesto Nazareth) e Brasileirinho (Waldir Azevedo), entre outras,

 

MARÇO

Quando: dia 26, às 12h30min.
O quê: Gottsha em Discoteque
Resumo: Cantora e atriz, Gottsha canta sucessos de Donna Summer, The Tramps e ABBA, entre outros, em show que comemora seus 20 anos de carreira.

 

Quando: dia 14, às 12h30.
O quê:Roda de Conversa com Regina Navarro Lins.
Resumo: Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, um debate com a psicanalista, escritora e consultora do programa Amor & Sexo, da TV Globo.


 

 

PROGRAMAÇÃO/2013:

Dança: High Zouk Musical.
Exposição: Composições, com obras do artista plástico Davi Rezende e cenografia de Marcelo Pinto Vieira, produzidas com materiais recicláveis.
Música: Arco do Tempo, com Soraia Ravenle - Coral canta Vinicius Raízes brasileiras do tango, com o Grupo LiberTango - Cristina Braga - samba, jazz and love - Tania Malheiros canta Xangô e mestres da Mangueira - BR6, show com o grupo vocal - O som da Motown.

Roda de Conversa: O empoderamento das classes populares, com a psicóloga, psicanalista, filósofa e escritora Viviane Mosé - Roda de Conversa com a atriz e escritora Cissa Guimarães.
Roda Filosófica: O saber e as relações de poderPhilia - Spinoza, Foucault e a o atual cenário político brasileiro - Ética e Política na Filosofia - Spinoza - parte I, parte II e parte III - Foucault e as práticas de liberdade, Medo e organização da identidade - parte I e parte II.