1) Mensagem de erro ao assinar. Ex: "Conjunto de chaves não existe"

Correção:
Reinstalar o drive do certificado digital. Também é possível consultar em
https://idg.receita.fazenda.gov.br/programas-para-download/receitanet/orientacoes-as-mensagens-de-erro-do-receitanet

 

 

 


 

2) No Sistema e-TCERJ poderá ser encaminhado o RGF do 6º Bimestre de 2016?

Não. Segundo definição, as informações da LRF anteriores a 2017 deverão ser entregues da forma antiga, ou seja, no Protocolo. As informações de 2017 podem ser entregues pelo eTCERJ.

 


 

3) Estou tentando me cadastrar mas meu certificado digital não é reconhecido. Mas no site da Receita Federal, ele é reconhecido. O que devo fazer?

A mensagem de erro: "Certificado digital não foi localizado." Significa que o nosso servidor não conseguiu localizar um certificado digital válido no computador. 

Para ele ser válido no nosso servidor é realizado algumas validações dentre elas a que tem trago alguns problemas é a confiabilidade do caminho do certificado digital.

 

Observa que a raiz da autoridade de certificação não é confiável.  Deve-se entrar no site da ICP-BRASIL (http://www.iti.gov.br/icp-brasil/certificados/188-atualizacao/4530-ac-raiz) e localizar o certificado que precisa ser instalado.

Após realizar o devido download, o certificado deve ser instalado no repositório  de Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis.

 

 

Deste modo, o caminho do certificado digital se tornará confiável e o acesso ao E-TCERJ será possível.