04/09/2017 - 17:11

Estudantes de jornalismo participam de curso de capacitação no TCE-RJ

A Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) inicia em outubro um curso de capacitação destinado a estudantes de jornalismo. As aulas têm o objetivo de ajudar na formação dos estudantes, que conhecerão melhor a evolução histórica das cortes de contas e a estrutura e o funcionamento do TCE-RJ como órgão de controle.

Serão três dias de aula, 16, 17 e 18 de outubro, entre 9h e 12h30, sempre na sede da ECG, no Centro do Rio. As aulas serão ministradas pelo jornalista Álvaro Guilherme de Miranda e pelos auditores Carlos Leandro Reginaldo, Tatiana Ferraço e Leonardo Fuentes Fauaz de Andrade, todos servidores do TCE-RJ que também atuam como docentes na escola.  As aulas serão divididas em três temas, que contemplarão a história dos tribunais de contas no Brasil, o sistema de controle da administração pública - com ênfase nas atividades do TCE-RJ - e a responsabilização dos agentes públicos.  No final do curso, será concedido um certificado aos participantes com frequência igual ou superior a 75% de carga horária e aproveitamento igual ou superior a 6 na avaliação de aprendizagem.

No início do ano, a ECG ofereceu um curso voltado para jornalistas já formados que trabalham em redações do Rio. Atualmente, a ECG oferece diversos cursos, em vários níveis, voltados principalmente à capacitação de profissionais do TCE e demais servidores do estado e dos municípios fiscalizados pelo tribunal.

As inscrições podem ser feitas através do email capacitação_ecg@tce.rj.gov.br e as aulas ocorrerão no prédio da ECG, localizado na Rua da Constituição, número 44, no Centro do Rio.