_

30/06/2011 - 19:33

Um bom público, formado por servidores do TCE e pessoas de fora, assistiu ontem (29), no auditório do Espaço Cultural Humberto Braga, ao show "Uma Concertonversa sobre Música Brasileira", com o escritor e crítico musical Ruy Castro e a harpista Cristina Braga, acompanhados de Ricardo Medeiros no contrabaixo, e Arthur Dutra no vibrafone. A entrada foi gratuita.

 
Ruy contou histórias interessantes da Música Popular Brasileira, desde os tempos de Chiquinha Gonzaga, que começou a compor nos anos 60 do século 19, enquanto Cristina, além de tocar harpa, surpreendeu ao cantar alguns sucessos. O show terminou com O trenzinho caipira, de Villa-Lobos, que não estava no roteiro.   
 
A curadora do Projeto Momento Cultural, do TCE, Mônica Chateaubriand, destacou a importância de serem apresentados "espetáculos que mostrem um pouco de nossa história". "Essa região da Praça da República tem muito peso cultural. Muita coisa aconteceu aqui no passado e a gente está resgatando isso, ao mesmo tempo em que faz acontecer outras coisas no presente", acrescentou Mônica.
 
O violinista aposentado José Dias de Lana esteve pela primeira vez em um show do Momento Cultural: "A Cristina foi minha colega no Theatro Municipal. Ela e os outros dois músicos tocando juntos parecem uma sinfônica. É emocionante. Gostei muito". A pianista e pesquisadora musical Piedade Carvalho louvou a escolha do gênero apresentado no show. "É fantástico como eles conseguiram reportar o que foi feito em outro tempo histórico para uma estética tão contemporânea sem matar os fundamentos. Fabulosa a preservação dessa inteligência musical", elogiou Piedade.