08/08/2011 - 00:14

Representantes de 29 dos 34 TCs existentes no país confirmaram presença no II Encontro Técnico de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas – Educorp, que ocorre na sede do TCE-RJ e na sua Escola de Contas e Gestão (ECG), nos próximos dias 10, 11 e 12.

Sob o tema "A educação corporativa no contexto do Controle Externo: desafios e perspectivas", o evento tem o objetivo de promover a integração e o intercâmbio de informações e procedimentos entre as unidades de educação das Cortes de Contas, fortalecendo as atividades direcionadas à capacitação permanente da Administração Pública.

O público-alvo são servidores e responsáveis pelas unidades de educação corporativa dos Tribunais de Contas e das Escolas de Governo. No primeiro dia (quarta-feira), no entanto, o encontro estará aberto à participação do público em geral, no auditório do TCE (Praça da República 54/56, Centro do Rio).

O II Educorp faz parte das ações do Grupo de Educação Corporativa – GEC/Promoex, e é realizado por meio da ECG/TCE-RJ, com o apoio do Instituto Rui Barbosa.

Cursos itinerantes e de pós-graduação
A ECG/TCE-RJ integra o Grupo Temático de Educação Corporativa, um dos 12 grupos criados no âmbito do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados e Municípios Brasileiros (Promoex), formado por representantes das escolas e das unidades de educação corporativa dos Tribunais de Contas da União, dos Estados e dos Municípios do país.

A Escola oferece uma série de cursos para capacitação permanente dos servidores do TCE-RJ, além de servidores, gestores e agentes políticos do Estado do Rio de Janeiro e dos 91 municípios jurisdicionados ao Tribunal.

Por meio do Projeto TCE-Escola-Itinerante, os professores da ECG ministram aulas em municípios pólo do estado, facilitando o acesso dos servidores e gestores municipais aos cursos. Iniciado este ano, o projeto já entregou 735 certificados de conclusão de cursos na área de Administração Pública a representantes de 50 municípios fluminenses, nas regiões Metropolitana, Norte-Noroeste e dos Lagos. Até dezembro serão concluídas duas novas etapas: Região Serrana e Sul Fluminense, abrangendo mais 41 municípios.

Sede própria da ECG é em prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal de Niterói

Na sede da ECG, em Niterói, são oferecidos cursos técnicos regulares durante todo o ano, além de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. A Escola é credenciada pelo Conselho Estadual de Educação para a oferta e certificação de pós em "Gestão Pública e Controle Externo" e em "Gestão Pública Municipal"– as primeiras turmas destes cursos receberão seus certificados ainda neste semestre.